Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Dinâmica da biodiversidade de espécies de Miombo em Gorongosa: Efeito do fogo, solo, térmitas e pressão humana
Camilo Bruno Antonio

Última alteração: 2018-08-09

Resumo


Camilo B. S. Antonio e Ana Ribeiro

Resumo

As matas de miombo constituem o tipo de vegetação mais importante da África Austral, sendo predominantemente constituídas por espécies leguminosas (família Fabaceae) dos géneros Brachystegia, Julbernardia e Isoberlinia. A queimada é uma ferramenta de gestão cultural, que tem sido utilizada pela maioria das comunidades rurais na região do miombo. É também um factor ecológico chave na manutenção da ecologia de miombo. No entanto, as mudanças nos regimes de queimadas derivadas, dentre outras, do crescimento da população humana e das mudanças climáticas, podem afectar a ecologia do miombo.

Foi conduzido o trabalho que tinha como objectvos contribuir para o programa de conservação da biodiversidade de miombo na Gorongosa através do estudo da caracterização molecular e determinação da diversidade de Brachystegia spiciformis e Brachystegia boehmii, levantamento fitossociológico. A amostragem foi feita num sistema de parcelas de 100m x 100m em 7 parcelas, no qual foram contabilizados todos os indivíduos e colectados apenas 10 amostras de folhas frescas de Brachystegia spiciformis. e B. boehmii, foram levadas para analises moleculares.

Foram contados 966 indivíduos distribuídos por 3 famílias, com 16 espécies amostradas no levantamento fitossociológico. A maioria delas é típico do miombo, a espécie de Brachystegia boehmii, foi a espécies com maior importância ecológica onde o seu IVI foi de 42.24883 e a menos importante foi a Afzelia quanzensis com 0.31366 de Índice de Valor de Importância.

Palavras chaves: Miombo, índice de valor de importância, Gorongosa, fisionomia, vegetação.