Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
Relato sobre o impacto do distanciamento social no Aproveitamento pedagógico dos estudantes do instituto Superior de ciências de saúde em tempos da covid-19
janete Ismael Mabuie Gove, Maria Casimira Sitoe Casimira Sitoe Sitoe

Última alteração: 2023-08-02

Resumo


 

Report on the impact of social distancing on the pedagogical

Achievement of students at the higher institute of health sciences in times of covid-19

 

RESUMO

Este relato pretende descrever comportamento vivenciado na comunidade estudantil do Instituto Superior de Ciências de Saúde durante a pandemia, buscando avaliar o impacto desta problemática em todo o processo de ensino e aprendizagem, com enfoque no desempenho pedagógico dos estudantes, face a adesão às medidas de distanciamento social. Ao avaliar os benefícios e dificuldades sentidas pelos estudantes, estaremos a buscar uma visão futura para uma melhor organização do processo no contexto da atuação híbrida. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa. Estrategicamente aplicou-se o método de estudo de caso, por este permitir utilizar dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos inseridos em seu próprio contexto de forma holística. Foi realizado no Instituto superior de ciências de saúde em Moçambique, entre os estudantes dos cursos de Nutrição, Saúde Púbica, Psicologia Clínica, Serviço social, Terapia ocupacional e Fisioterapia, no período entre julho a dezembro de 2021. No que concerne à representatividade, fizeram parte deste estudo cerca de 560 estudantes, os dados foram analisados por categoria de analise apriorística. Resultados: a Pesquisa mostrou que índices de distanciamento social ainda flutuam. Foi notório durante o período de ministração de aulas online, a ausência de muitos estudantes na sala de aula virtual. Considerações finais: Necessidade de refletir sobre a possibilidade de criação de sinergias para provisão de recursos na sustentabilidade do processo de ensino nesta modalidade para estes estudantes em causa. Estabelecimento de acordos ou memorandos de entendimento para facultar apoio a esta camada estudantil, em recursos de aprendizagem.