Última alteração: 2023-08-01
Resumo
RESUMO: Neste artigo pretende-se problematizar a aquisição da competência comunicativa de pessoas surdas. Adicionalmente, vai-se identificar os aspectos subjacentes à aquisição da língua de sinais (LS) e discutir realidades que se nos apresentam no quotidiano no campo sócio-educacional. Para a consecução e concepção destes objectivos optou-se por uma análise qualitativa realizada na Cidade de Maputo, que consistiu numa constatação realística. Ainda, far-se-á uma análise documental de cunho interpretativo sobre a abordagem psicolinguística de aquisição da língua e da LS por pessoas surdas. Realizar-se-á uma pesquisa de campo, na qual se vai recolher dados a partir da observação de estudantes surdos que frequentam os diferentes níveis de ensino e através de entrevistas a professores e intérpretes de LSM. Os resultados de que se espera apontam que muitos estudantes surdos apresentam fraca competência comunicativa em LSM e altos níveis de semilinguismo tendo em conta as especificidades individuais no seu meio social. Com base nestas constatações, avançar-se-á com algumas propostas que poderão ajudar as entidades do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano a encontrar uma modalidade de ensino adequada para a educação formal de pessoas surdas.
Palavras-chave: aquisição, língua de sinais, pessoas surdas.