Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
EFEITO MPEMBA COMO UMA FERRAMENTA MOTIVACIONAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA 12ª CLASSE
Albasino Fernando Come, Marina Kotchkareva, Adriano Rafael Sacate

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


O Efeito ou paradoxo Mpemba ocorre quando, sob certas condições, uma dada quantidade de líquido em alta temperatura pode congelar mais rapidamente do que a mesma quantidade de líquido em temperatura menor. Pensa-se que o fenômeno é causado por fatores como a evaporação da água, gases dissolvidos, convecção induzida por gradiente de calor e supercongelamento. Entretanto, não existe ainda um esclarecimento unânime sobre as causas do fenômeno. O objectivo principal do trabalho é de reproduzir e divulgar a experiência de Mpemba, e a partir da demonstração experimental, explorar o efeito como uma ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de Física na 12ª Classe. A pesquisa se assenta na teoria sociocultural de Vigotsky porque traz a luz uma descoberta que surgiu e valorizou o contexto africano. A abordagem metodológica é qualitativa, com posterior quantificação de resultados obtidos a partir de questionário distribuído aos alunos e as entrevistas para esclarecer incertezas nas respostas dos alunos. A população da pesquisa são alunos da 12ª Classe. Serão repetidos experimentos de Mpemba, no contexto moçambicano, e, posteriormente, os alunos irão responder a um questionário. Entrevistas e observação farão parte da colheita de dados para a triangulação. A concepção experimental requer os copos de Béquer de 50 e 400 ml, pipeta volumétrica de 25 ml, termómetro digital, balança de precisão, manta aquecedora, cronómetro, congelador; suporte universal e fluidos (água potável e água destilada), gelo de água destilada e gelo comum. Espera-se registar, a partir da demonstração da experiência, o desenvolvimento de conceitos termodinâmicos, associados à área da calorimetria, tais como, a evaporação da água, gases dissolvidos, convecção induzida por gradiente de calor e supercongelamento.

 

Palavras-chave: Efeito de Mpemba, Ensino e Aprendizagem de Fisica, Estratégias de Ensino e Aprendizagem