Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ACTIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON CITRATUS
Fazila Arde Saide, Graciano Cumaquela, Alfredo Salomao Dique, Alice Manjate

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


As infecções causadas por microorganismos constituem um importante problema de saúde humana, especialmente em países em desenvolvimento como Moçambique, onde representam uma causa significativa de morbidade e mortalidade, devido à crescente resistência antimicrobiana que causa falhas terapêuticas. As plantas medicinais tem-se destacado como fontes promissoras de novos antimicrobianos. O presente trabalho objectivou-se analisar a actividade antimicrobiana in vitro de C. citratus frente a cepas de Candida albicans, Escherichia coli e Pseudomona aeruginosa. Trata-se um estudo experimental baseado em laboratório, com abordagem quantitativa. A planta foi cultivada no Bairro municipal de Muatala, na Cidade de Nampula. O óleo essencial foi extraído por Hidrodestilação por arraste a vapor. A quantificação dos constituintes determinou-se a partir de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa. A avaliação da actividade antimicrobiana foi realizada pela técnica de Disco-difusão a partir das culturas puras das amostras de Leucorreia, Sepse e Diarreia, em três concentrações (50%, 75% e 100%) do óleo essencial e do hidrolato. O óleo essencial extraído exibiu rendimento de 0,98% calculado com base na matéria seca e pH de 5,65. Os compostos maioritários identificados foram: Beta Mirceno, 6-Metil-5-hepteno-2-ona, Etanol, 2-(3,3-dimetilciclohexilideno)-, (Z), (1R)-2,6,6-Trimetilbiiciclo[3.1 1]hept-2-eno, Isoneral  e Isogeranial. Observou-se actividade antimicrobiana sobre as espécies testadas com médias de halos que variam de 15 a 17 mm para E. coli, 9 a 11 mm para P. aeruginosa, porém, C. albicans foi inibido completamente o seu crescimento com a concentração inibitória mínima de 50%. Conclui-se que, óleo essencial de C. citratus possui actividade antimicrobiana frente a espécie de E. coli, P. aeruginosa e C. albicans. Esses achados contribuem para um futuro emprego da planta C. citratus como fitoterápico em tratamento contra Candidiase e Diarreia causada por E. coli. Novos estudos sejam realizados para compreender os seus mecanismos moleculares de acção, com vista a contribuir para desenvolvimento de novos fármacos.

Palavras-chave: Actividade antimicrobiana, Candida albicans, Cymbopogons citratus, Escherichia coli, Óleo essencial, Pseudomona aeruginosa.