Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES AMBIENTAIS NAS ZONAS PROPENSAS A INUNDAÇÕES NO SUL DE MOÇAMBIQUE - CIDADE DA MATOLA – BAIRRO DE NKOBE
Alexandre Oleite Zobra

Última alteração: 2023-08-08

Resumo


Resumo

 

Zobra, N. A. O, Mutimucuio. I.V

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES AMBIENTAIS NAS ZONAS PROPENSAS A INUNDAÇÕES NO SUL DE MOÇAMBIQUE - CIDADE DA MATOLA – BAIRRO DE NKOBE

 

A Educação Ambiental representa um conjunto de acções sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente. O presente trabalho tem por objectivo analisar a contribuição da Educação Ambiental na Gestão de Riscos de Desastres ambientais nas zonas propensas a inundações na Cidade da Matola, no bairro de Nkobe. Riscos e Desastres ambientais resultam de eventos adversos como cheias e secas sobre ecossistemas vulneráveis que provocam perdas de vidas humanas, destruição de infraestruturas e problemas de saneamento básico do meio, dependendo da magnitude do evento e do grau de preparação das comunidades para sua ocorrência e muitas vezes deixam sequelas, irreversíveis ou não, nos sistemas ecológicos, e socioeconômicos. O trabalho se justifica na necessidade de se reflectir sobre a importância da implantação de uma Educação Ambiental efectiva e sensibilizadora por parte do Governo e líderes locais da zona em destaque, por forma que ocorram mudanças de atitudes e apropriação de posturas que alcancem o equilíbrio ambiental possibilitando assim, uma harmonia entre as acções do homem e a natureza. Para o estudo, foi usado o método qualitativo de carácter exploratório, que busca compreender o comportamento dos moradores do bairro de Nkobe. Os intervenientes do estudo são os moradores do bairro de Nkobe. No entanto, a Educação Ambiental deve residir na actuação consciente dos cidadãos para o incremento de práticas sustentáveis que concorram para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável 13 concretamente o ponto 13.3 bem como, a redução de danos ambientais promovendo mudanças de comportamento ecologicamente aceite tanto para o meio ambiente, como para a sociedade. Os resultados preliminares deste estudo mostram que, para mitigar o problema de inumações a população tem a responsabilidade de implementar a Agenda 2030 através de um processo participativo e multissectorial, visando a elaboração de um plano de acção para o desenvolvimento sustentável local. Por fim verifica-se que, o aumento de ocupação em áreas inundáveis é o que desencadeia situações graves de inundações. Contudo, um bom reassentamento e mobilização da população, é possível elaborar medidas preventivas, planificar situações de emergência e estabelecer acções conjuntas entre a comunidade local e o poder público, com o intuito de promover a defesa permanente contra os desastres naturais.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental, Gestão de Riscos de Desastres Ambiental, Inundações, Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável.