Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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O PROFESSOR E A INCLUSÃO ESCOLAR: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR?
Francina Aida Maqueque, Delfina da Silva da Silva

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


Este artigo centra-se na análise do papel do professor no processo de inclusão escolar, o seu dever como um dos principais agentes que garante a inclusão escolar, delimitando o seu contributo para a eficácia e eficiência neste processo. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e seguindo os momentos da revisão de literatura e análise documental, tem em vista compreender o principal contributo do professor para garantir que a inclusão escolar seja efectiva e também olhar para os aspectos relacionados a formação deste profissional, quer em outros contextos, quer no contexto moçambicano e o tipo de formação que seria ideal para os professores que actuam na educação especial. Neste trabalho, foi possível perceber que o professor tem um papel fundamental na inclusão escolar, pois é através deste que os alunos/estudantes aprendem a conviver com as diversidades e diferenças na sala de aula, fazendo com que haja um ensino voltado à aceitação e ao respeito mútuo, onde não há discriminações. Nesse espaço, os alunos podem compreender que o que existe são diferenças que precisam ser respeitadas e superadas.

Palavras-Chaves: Educação Inclusiva; Ensino-aprendizagem; Necessidades Educativas Especiais e Formação de professores.