Última alteração: 2023-08-01
Resumo
F. V. Mucomole 1
e mail – 1 doutoramentofvm@gmail.com
A formação de um engenheiro é uma das tarefas e desafios mais específicos da educação superior na contemporaneidade. Motivada pela necessidade de melhorar o desempenho dos alunos de engenharia, a pesquisa teve como objetivo analisar a desenvoltura do pensamento crítico dos alunos dos cursos de engenharia na aplicação da teoria dos erros de medição. Para estimar os resultados foi utilizado o método estatístico, calculando a função densidade de probabilidade como estimativa, tomando como amostra o conjunto de alunos das 11 turmas, ministradas na Faculdade de Engenharia no ano de 2023. Os resultados mostram que os alunos tendem a desenvolver e assimilar criticamente a determinação de erros em medições directas e indirectas, problematizando e aplicando a técnica POE (prever, observar e explicar) seguida de experimentação laboratorial. Esses resultados são exaustivos, pois cerca de 70% tendem a obter bons resultados se assimilados. Pode-se concluir que cerca de 56% tendem a assimilar criticamente os resultados e os demais obtêm uma apreensão progressiva.
Palavras-chave: Pensamento, crítico, medição, erros.