Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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A DESENVOLVOLTURA DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO LABORATORIAL DA TEORIA DOS ERROS DE MEDIDA EM FÍSICA APLICADA AOS CURSOS DE ENGENHARIA
Fernando Venancio Mucomole

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


F. V. Mucomole 1

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A formação de um engenheiro é uma das tarefas e desafios mais específicos da educação superior na contemporaneidade. Motivada pela necessidade de melhorar o desempenho dos alunos de engenharia, a pesquisa teve como objetivo analisar a desenvoltura do pensamento crítico dos alunos dos cursos de engenharia na aplicação da teoria dos erros de medição. Para estimar os resultados foi utilizado o método estatístico, calculando a função densidade de probabilidade como estimativa, tomando como amostra o conjunto de alunos das 11 turmas, ministradas na Faculdade de Engenharia no ano de 2023. Os resultados mostram que os alunos tendem a desenvolver e assimilar criticamente a determinação de erros em medições directas e indirectas, problematizando e aplicando a técnica POE (prever, observar e explicar) seguida de experimentação laboratorial. Esses resultados são exaustivos, pois cerca de 70% tendem a obter bons resultados se assimilados. Pode-se concluir que cerca de 56% tendem a assimilar criticamente os resultados e os demais obtêm uma apreensão progressiva.

Palavras-chave: Pensamento, crítico, medição, erros.