Última alteração: 2023-08-01
Resumo
Área temática: Cultura, sociedade, educação e informação
Apresentação: Oral
RESUMO
A disciplina de Física no ensino médio é uma prática que deveria desenvolver no aluno o senso de curiosidade, pois a disciplina tem como fonte de estudo os fenómenos que ocorrem no quotidiano. Entretanto, não é isto que vem acontecendo no Ensino Médio, há uma dificuldade de contextualização entre os conteúdos ministrados pelo professor em sala de aulas e os conhecimentos que os discentes já possuem na forma empírica, do quotidiano. O objectivo da investigação pedagógica foi de identificar os factores que influenciam o baixo aproveitamento na disciplina de Física dos alunos da 10ª e 12ª classes. Para o efeito foi criado um questionário que foi distribuído entre 1181 alunos, com idades compreendidas entre 15 a 25 anos de idades, sendo 680 do sexo feminino e os restantes 501 do sexo masculino. De salientar que na 10ª classe responderam o questionário 531 alunos e na 12ª classe 650 alunos. Em termos percentuais o género feminino representa 58% e o género masculino tem uma representação de 42%. Os resultados da pesquisa mostram que o fraco aproveitamento pedagógico na disciplina de Física, está directamente relacionado com a prevalência do método expositivo no processo de ensino e aprendizagem da Física em todas as escolas da Cidade de Maputo em que foi realizada a pesquisa. Por fim a pesquisa recomenda a aplicação de uma mais robusta diversificação de métodos para conseguir a atenção e interesse dos alunos, sendo distinguidos aqueles que conseguem melhor sucesso.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem, aproveitamento pedagógico, currículo, dificuldades