Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
Violencia de genero nas escolas, suas implicacoes na educacao e estrategias de enfrentamento: caso de duas escolas secundarias da cidade de Maputo
Jacob Eduardo xerinda

Última alteração: 2023-07-17

Resumo


Jacob Eduardo Xerinda

Augusto Joaquim Guambe

RESUMO

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutoramento em andamento, e tem como objectivo analisar a violência nas escolas elencada à categoria de género, sua implicação na educação e estratégias de enfrentamento, em duas escolas do ensino secundário na cidade de Maputo. Quanto à natureza é uma pesquisa aplicada que visa buscar conhecimentos sobre a temática em pauta, a abordagem é qualitativa com o cunho de estudos de casos, por esta permitir a descrição e interpretação dos dados, compreensão dos sentimentos e significados que os participantes emitem sobre o fenómeno. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados são a entrevista semiestruturada, a observação e análise documental. A amostra é não-probabilística e por conveniência, e totalizou 20 participantes, sendo 10 alunos e professores de ambos os sexos, em cada escola. Os dados foram sistematizados a partir da Análise do Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados do estudo revelaram a existência da violência nas escolas e as principais formas destacadas pelos (as) alunos (as) e professores (as) são: insultos, humilhações, assédio sexual, agressão física ou psicológica entre os alunos ou estes com os professores. As principais vítimas de violência tem sido as meninas por serem consideradas o elo fraco. Destacou-se como factores da violência, o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas pelos (as) alunos (as), famílias desestruturadas, influência de más amizades, falta de respeito de alunos (as) e professores autoritários. As implicações na educação evidenciadas são baixo aproveitamento, medo e insegurança dos alunos e professores, abandono e desistência da escola. As estratégias de enfrentamento para mitigação da violência foram: o diálogo permanente com os jovens, a colaboração entre os pais, alunos, professores e a comunidade, realização de palestras de sensibilização e ajustamento do regulamento interno da escola.

Palavras-chave: Violência na escola, violência de género, educação e estratégias de enfrentamento.