Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
Conhecimento e Práticas dos Estudantes Universitários sobre as Medidas de Prevenção da Covid-19. Um Estudo de Caso dos Estudantes de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (2022)
Victória Jorge da Costa Khalau Peixoto, Ronia Síntique Castro Lucas

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


O objectivo deste estudo foi o de analisar o nível de conhecimento e práticas sobre as medidas de prevenção da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) entre estudantes de graduação da Faculdade de Educação (FACED). Em termos metodológicos, o estudo adoptou uma abordagem qualitativa na vertente de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de observação e entrevista semi-estruturada aplicadas a 20 estudantes, divididos pelos cinco cursos da FACED. Os resultados do estudo revelaram que os estudantes da FACED possuem conhecimentos adequados sobre as medidas de prevenção da COVID-19, e revelaram ainda existências de práticas negativas entre os estudantes de graduação da FACED na prevenção da COVID-19. Assim, concluiu-se que embora os estudantes possuam conhecimentos sobre as medidas de prevenção da COVID-19, as suas práticas não são correctas, tendo-se verificado a não observância do distanciamento físico e a partilha de materiais não desinfectados. Deste modo, o estudo recomenda aos estudantes da FACED a aplicação do conhecimento que possuem sobre as medidas de prevenção da COVID-19 a nível individual e colectivo.

Palavras-chave: COVID-19; Conhecimento da COVID-19; Medidas de prevenção da COVID-19.