Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
TUBERCULOSE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NA DOENÇA AVANÇADA POR VIH: DIAGNÓSTICO POR IMAGIOLOGIA
Etelvina de Jesus Elija

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


INTRODUÇÃO: Em Moçambique, estima-se que a tuberculose (TB) seja a primeira causa de morte entre as pessoas vivendo com VIH, sendo a afecção do sistema nervoso central (SNC) correspondente a 1-5%. A imunossupressão por VIH aumenta em 5 vezes o risco de envolvimento do SNC, por outro lado a TB meníngea representa 25% das manifestações da síndrome de reconstituição imunológica (SRI).

OBJETIVO: Divulgar um caso de TB do SNC em paciente com doença avançada por VIH, em SRI, cujo diagnóstico foifeito por neuroimagem.

CASO CLÍNICO: Homem de 55 anos, seropositivo para VIH, com CD4 inicial de 225cel/ml, há 3 meses com TARV e isoniazida profilática. Apresentou-se com cefaleia holocraneana, contínua, associada a fotofobia e fonofobia há 3 meses. Evoluiu com alteração do comportamento, sudorese nocturna, emagrecimento e diminuição do nível de consciência. Apresentava-se com estado geral insatisfatório, corado, febril, hemodinamicante estável, sem adenopatias, sem lesões orais nem cutâneas. No exame neurológico, nívelde consciência 9/15 na Escala de Coma de Glasgow, pupilas isocóricas e fotorreactivas, força muscular reduzida nos quatro membros com predominância no hemicorpo direito, hiporreflexia e rigidez de nuca.

RESULTADOS: Apresentou leucocitose com neutrófilia, anemia ligeira e trombocitose; velocidade de hemossedimentação alta; hiponatremia e a funções renal e hepática, normais. O teste rápido para antígeno lipoarabinomannan negativo. A radiografia torácica cominfiltrado reticulonodular bilateral de predomínio central. A tomografia computadorizada e ressonância magnética crânio-encefálicas revelaram imagem sugestiva de tuberculoma talâmico esquerdo, com edema vasogênico e cerebrite. Foi medicado com antibacilares, dexametasona, manitol e TARVhiperpotenciado, evoluindo com melhoria.

CONCLUSÃO A TB do SNC continua sendo uma manifestação da SRI. A neuroimagem deve ser obtida, sempre que possível, na suspeita de TB do SNC por ser decisivo no diagnóstico e tratamento.

PALAVRAS-CHAVE: Tuberculose do sistema nervoso central, doença avançada por VIH, síndrome de reconstituição imunológica, neuroimagem.