Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
Bento Matias Faustino

Última alteração: 2023-07-04

Resumo


As instituições de ensino superior tem estado a enfrentar dificuldades no acompanhamento das mudanças sociais em que elas ocorrem, sendo necessário dispor as novas gerações para a adaptação a um mercado de trabalho, caracterizada pela inovação tecnológica. É diante dessas transformações que a pesquisa objectiva reflectir a educação empreendedora no ensino superior, bem como compreender o desenvolvimento da cultura empreendedora nas universidades em Moçambique. A pesquisa é de cariz qualitativa e teve como técnicas de recolha de dados a entrevista e a observação participante. A análise feita aos dados recolhidos levou à conclusão de que a cultura empreendedora no ensino superior ainda é praticada com alguma hesitação, pois pouco proporciona ao estudante o estímulo do empreendedorismo, não promove a criatividade, nem o espírito inovador. A educação empreendedora no ensino superior carece de professores empreendedores capazes de trazer outros horizontes, ir além dos saberes curriculares, trazer conhecimento de fora e ideias para informar e melhorar a abordagem educacional, de modo a incutir aos estudantes a capacidade de enxergar oportunidades para a solução de problemas e a adaptar-se aos desafios impostos pela contemporaneidade, pois no seio académico prevalece o entendimento de que o empreendedorismo é a criação de negócios e não como um estímulo em busca de oportunidades. A prática do empreendedorismo no ensino superior, através de métodos e procedimentos pedagógicos podem estimular o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras aos estudantes para a conciliação entre a aprendizagem e a realidade de mercado.

Palavras-Chave: Educação empreendedora; Ensino Superior; Praticas pedagógicas