Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
CO-INFECÇÃO COVID-19 E TUBERCULOSE: UM CASO DE AUTÓPSIA NO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO
Tibério Martinho Almeida Gasolina

Última alteração: 2023-08-08

Resumo


T GASOLINA1*; A ALBERTO¹; L CHULO1, N TACULA1; I BASILIO1; L VILANCULO1; O SAÚDE1; M VETERANO1; V MUIUANE1,2; A GUISSEVE1,2; F FERNANDES1,2, A NHAVENE¹;

  1. Serviço de Anatomia Patológica-HCM
  2. Faculdade de Medicina-UEM

*Endereço: timaraga@hotmail.com

INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é muito frequente em  Moçambique, com alta taxa de mortalidade, contudo apresenta melhor prognóstico se precocemente diagnosticada e devidamente tratada. A Covid-19, identificada em 2019, tornou-se emergência pública internacional em 2020. Ambas as doenças podem ter manifestações clínicas semelhantes.

OBJECTIVO: Apresentar um caso de autópsia de coinfecção tuberculose miliar e Covid- 19.

MATERIAL E MÉTODOS: Paciente masculino de 38 anos, HIV-positivo em tratamento antirretroviral, com dor abdominal, vómitos, anorexia, obstipação e soluços, duas semanas antes do internamento. Foi admitido em estado grave, dispneico, hipotenso e taquicárdico, com sinais de peritonite. O teste para o Covid-19 foi positivo.  Evoluiu com epistaxis, hematemese, febre, desidratação e pancitopénia, tendo falecido quatro dias depois. Foi realizada autópsia pela técnica de Rokitansky modificada e colhidos fragmentos, para estudo histológico. A pesquisa de micobactérias foi feita pela coloração de  Ziehl-Neelsen.

RESULTADOS: A autópsia evidenciou sépsis com numerosos abcessos mesentéricos e retro-peritoniais disseminados. O baço, fígado e pulmões com lesões de tuberculose miliar. Presença de hematêmeses, melenas e rins de choque. Pulmões com dano alveolar difuso por Covid-19 e pneumonite intersticial. A coloração de Ziehl-Neelsen foi positiva para Mycobacterium tuberculosis.

 

CONCLUSÃO: Este caso demonstra a importância de não se descurar de outras doenças comuns no nosso meio, mesmo em tempo de pandemia e a necessidade de actualizações constantes no manejo de pacientes com co-infecção Covid-19, HIV e TB de modo a melhorar o seu prognóstico.

 

PALAVRAS-CHAVE: HIV, TB, COVID-19, CO-INFECÇÃO