Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
CONCORDÂNCIA ENTRE CITOLOGIA E BIÓPSIA DO COLO UTERINO NO DIAGNÓSTICO DE ANOMALIAS DE CÉLULAS EPITELIAIS
Manuela Veterano Viegas

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


INTRODUÇÃO: O cancro do colo uterino é o quarto mais frequente nas mulheres no mundo é responsável por 604127 novos casos em 2020. A contribuição de Moçambique foi de 5.325 (34%) dos cancros diagnosticados. Considerada a neoplasia mais frequente, com uma taxa de mortalidade de 21,4%. Moçambique adoptou o método de rastreio por inspecção visual por ácido acético a 3-5%. Mas, a citologia cervico-vaginal continua a ser o método de escolha em locais próximos do Serviço de Anatomia Patológica ou unidade de citologia.

OBJECTIVOS: Avaliar o grau de concordância do diagnóstico entre a citologia cervico-vaginal e biópsia do colo uterino.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal descritivo observacional, com recolha retrospectiva de dados secundários, entre 2020-2021 que decorreu no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Central de Maputo. Foram incluídas todas citologias com anomalias de células epiteliais que tenham tido uma avaliação histológica a posterior. Os dados do estudo foram colhidos na base de dados do serviço.

RESULTADOS: Foram observadas um total de 6.885 citologias cervico-vaginais, 344 (5%) apresentaram anomalias de células epiteliais que exigiam biópsia para confirmação diagnóstica; 152 (44%) foram submetidas a biópsia do colo, o grau de concordância cito-histológica foi de 68% (104 pacientes), indicando assim um grau de discordância geral de 32%. A maior concordância foi na lesão intraepitelial escamosa de alto grau 74%, (77 pacientes). A faixa etária das pacientes variou entre 23-72 anos (média de 44 anos).

CONCLUSÃO: Tal como já reportado noutros Países, em Moçambique a concordância entre a citologia cérvico-vaginal e a histologia na avaliação das anomalias de células epitaliais também é baixa. Este cancro está associado a infecção pelo papiloma vírus humano demonstrando a necessidade da introdução no País do rastreio usando o teste de HPV, pois este é mais sensível e oferece uma melhor possibilidade de detecção precoce.

CITOLOGIA, CERVICOVAGINAL, BIÓPSIA, CONCORDÂNCIA