Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
TUMOR MIOFIBROBLASTICO CONGENITO DE BAIXO GRAU CONGENITO DO CORACAO RELATO DE UM CASO DE AUTOPSIA
Manuela Veterano Viegas

Última alteração: 2023-06-27

Resumo


M. VIEGAS¹, A. JEREMIAS², L. CHULO¹, L. VILANCULO¹, I. BASÍLIO¹, O. NEVES¹, N. TACULA¹, F. CHIRINGUZI¹, E. NHADUMBUQUE, J. MARTINEZ¹, Y. COLLADO¹

 

1 Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Central de Maputo

2 Departamento de Pediatria do Hospital Central de Maputo

INTRODUÇÃO: Os tumores cardíacos primários são extremamente raros em todas as faixas etárias com uma prevalência de aproximadamente 0,25% em bebés e crianças e os resultados de autópsia revelam uma incidência de aproximadamente 0,002%.

 

OBJECTIVOS: Apresentar um caso raro de tumor cardíaco congénito no recém nascido diagnosticado no Hospital central de Maputo.

 

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma autópsia de latente de sexo feminino, de 16 dias de vida, nascido de parto cesariana, com peso de 3500g, apgar 2/9. Observado em estado grave, com dispneia, taquicardia e cianose. A ecografia cardiaca revelou tumoração no 1/3 do ventrículo esquerdo e derrame pericardico com tamponamento. A autópsia revelou: derrame pericardico serohemático de 100ml de líquido, cardiomegália; Ao nível do ventrículo  esquerdo observou-se massa tumoral esbranquiçada com 5cm de maior dimensão, ocupando 80% da capacidade ventricular esquerda e deformando a válvula mitral. O tumor infiltrava a parede e exteriorizava-se na forma de nódulos. As amostras colhidas foram incluídas em parafina, cortadas a 4 micras e coradas com hematoxilina-eosina. Foi realizada a imunohistoquímica pelo método de avidina-biotina-peroxidase com anticorpos para α-actina, desmina, proteina S100, h-caldesmon, beta-catenina, Muc 4 e índice de proliferação celular Ki 67.

 

RESULTADOS: O exame macro e microscópico revelou tratar-se de um tumor miofibroblástico cardíaco congénito de baixo grau.

 

CONCLUSÃO: Este caso revela a importância do diagnóstico pré-natal para a detecção precoce  de patologias que possam ser tratadas com sucesso se diagnosticados precocemente.

 

 

POSTER