Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
CO-INFECÇÃO COVID-19 E TUBERCULOSE: A PROPÓSITO DE UM CASO DE AUTÓPSIA
Tibério Martinho Almeida Gasolina

Última alteração: 2023-08-02

Resumo


CO-INFECÇÃO COVID-19 E TUBERCULOSE: A PROPÓSITO DE UM CASO DE AUTÓPSIA

 

T Gasolina1, A Alberto¹,L  Chulo1, N  Tacula1, I  Basilio1, Áurea Nhavene¹;

  1. Serviço de Anatomia Patológica, do Hospital Central de Maputo.

 

INTRODUÇÃO: a tuberculose é uma doença infeciosa com alta incidência. A emergência da Covid-19 alterou a rotina de atendimento médico, pelos quadros graves, alta transmissão e pouco conhecimento patológico. O caso apresentado desperta interesse pela co-infecção, sendo que a tuberculose foi um achado da autópsia.

Palavras chaves: Co-infecção; Tuberculose; Covid-19; Autópsia.

OBJECTIVO: apresentar um caso de autópsia de co-infecção tuberculose miliar e Covid-19.

MATERIAL E MÉTODOS: tratou-se de paciente masculino de 38 anos em tratamento anti-retroviral, com história de dor abdominal, acompanhada de vómitos, obstipação há 2 semanas de evolução. Admitido no  Hospital Central de Maputo, grave, consciente, dispneico, hipotenso e taquicárdico; abdómen com dor difusa à descompressão. A Ecografia revelou peritonite,  teste de covid-19 positivo e transferido ao Centro de Internamento de Covid-19. Evoluiu com sangramento abundante nasal e oral, agitação, polipneia, febre e desidratação. Foi óbito após 4 dias.

Foi realizada autópsia clinica e colhidos fragmentos, processados e observados ao microscopio óptico.

RESULTADOS: foram observados numerosos abcessos mesentéricos e retro-peritoniais disseminados, com conteúdo purulento abundante e sinais de lesão pulmonar por Covid-19.  O Baço, fígado e pulmão mostraram lesão sugestiva de tuberculose miliar.

Exame histológico mostrou pulmão com dano alveolar difuso por Covid-19 e granulomas epitelioides caseosos. O Baço, figado e mesentério com granulomas miliares.

CONCLUSÃO: a co-infecção por Covid-19 trouxe elevados desafios aos clínicos pelo prognóstico reservado.  Neste caso a tuberculose disseminada foi um achado da autópsia.

Apesar da comorbilidade, provavelmente a Covid-19 não foi à causa principal do seu internamento, pois a peritonite era a emergência do momento. Podemos tirar ilações relativamente à necessidade de actualizações constantes no manejo das coinfecções.