Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem Organizacional e Qualidade do Desempenho Pedagógico dos Docentes na Universidade Púnguè
Fernando Rafael Chongo

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


O presente artigo tem em vista analisar o nível de influência da aprendizagem organizacional na melhoria da qualidade de desempenho pedagógico dos docentes na Universidade Púnguè. Trata-se de um assunto deveras premente, dado o facto de a qualidade de ensino superior, nas suas várias perspectivas, constituir o maior objecto de investimento nas mais sucedidas instituições públicas e privadas de ensino superior encontradas local e internacionalmente. Em termos metodológicos, o presente artigo é baseado numa pesquisa qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados contaram com a análise documental, bem como inquéritos feitos a alguns gestores, docentes e estudantes desta instituição de ensino superior. O estudo conclui que é de pouca expressão o nível de influência da aprendizagem organizacional na melhoria da qualidade de desempenho pedagógico dos docentes na Universidade Púnguè. Por conseguinte, é premente adoptar uma estratégia de gestão deliberada, participativa e criativa da aprendizagem organizacional, num contexto de engajamento pela excelência organizacional e profissional expressa por uma boa imagem institucional na arena de ensino superior nacional e internacional.