Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR H. PYLORI EM PACIENTES DISPÉPTICOS ATENDIDOS NO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO.
Nashoni Dussin Majaliwa, Muhammad Ismail, Ema Nassone, Fabião Edmundo Maússe, Prassad Modcoicar, Jahit Sacarlal

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


INTRODUÇÃO: Helicobacter pylori é a principal espécie patogénica que coloniza o trato gastrointestinal humano, e é responsável por uma variedade de patologias gástricas. Em 2012, a OMS classificou H. pylori como agente carcinogénico do grupo I. Mais de 50% da população mundial encontra-se infectada por esta bactéria. Em Moçambique, estima-se que a prevalência seja de 94,5%. Existe uma relação entre a dispépsia e a infecção pelo H. pylori. pois cerca de 45% dos casos de pacientes que procuram serviços da saúde apresentam queixas da dispépsia.

OBJETIVO: Determinar a prevalência de infecção por H. pylori em pacientes dispépticos.

MATERIAL E MÉTODOS: É um estudo prospectivo transversal em curso, no Serviço da Gastroenterologia do HCM. Nele participaram pacientes adultos, com sintomas dispépticos e com critérios clínicos para serem submetidos à endoscopia digestiva alta. Foram colhidas 4 biópsias e foi feito o teste rápido de urease. A análise estatística foi feita com recurso ao SPSS -21.

RESULTADOS: Foram recrutados 141 pacientes, a maioria do sexo feminino (70,9%). A idade dos pacientes varia dos 18 aos 78 anos, a média foi de 42 anos. A maioria vive na Cidade de Maputo (48,9%) porém, nas zonas suburbanas; 47,6% vive na Província de Maputo e 3,5% vem de outras Províncias. Cerca de 97,9% vive em habitações convencionais, 90,8% tem boas condições de saneamento; 95% tem água canalizada, porém mais de 66% não bebe água tratada. 92,9% teve TRU+ e apenas 7,1% é que teve TRU-. Gastrite Antral foi o achado endoscópico mais registado Gastrite Antral 35,5% seguido de Gastropatia Eritemosa 19,9% e cerca de 18,4% teve exame normal.

CONCLUSÃO: Os resultados confirmam alta prevalência de infecção por Helicobacter pylori em pacientes dispépticos.

Palavras-chave: Helicobacter pylori, dispépsia, endoscopia digestiva alta, biopsia, teste rápido de urease.