Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA, ACESSIBILIDADE AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO MAPUTO
MILTON AFONSO SENGO, MILTON JOÃO LANGA

Última alteração: 2021-07-17

Resumo


Autores: M. A. Sengo

M. J. Langa

Estudos mostram que a localização espacial dos eventos em saúde e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), têm papel destacado e vêm se tornando mais frequentes na literatura da área de saúde pública.

Não é de menos sublinhar que o espaço geográfico ocupado pelo Município possui características que incluem o urbano (urbano, sub-urbano e peri-urbano) e o rural, características a considerar na planificação das actividades sócio-sanitárias.

Entretanto, os métodos e software necessários ao aprofundamento desta abordagem ainda apresentam limitações devido à dificuldade de uso e desconhecimento dos pesquisadores e profissionais da área. O objectivo deste trabalho é apresentar algumas aplicações exemplares de métodos voltados para a análise das áreas de influência e acessibilidade aos serviços de saúde no Município de Maputo usado os padrões de análise espaciais em saúde, discutindo vantagens, desvantagens e aplicabilidade dos modelos propostos, particularmente no campo da acessibilidade, cobertura dos serviços de saúde público. A evolução produziu mudanças no tamanho e estrutura da população e na ocupação de espaços geográficos, entretanto, as diferenças no acesso a infra-estrutura socioeconómica e serviços entre as diferentes áreas geográficas do Município continuam, também elucidou sobre a importância de agregar a componente comunicação.

Palavras-chaves: Sistema de informação geográfica, acessibilidade, cobertura e comunicação em serviços de saúde.