Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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O CAPITAL SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO DO GÉNERO NA OFERTA TURÍSTICA DE BASE LOCAL NO MUNICÍPIO DE INHAMBANE
Felicidade da Juliana Chicico

Última alteração: 2021-07-17

Resumo


O capital social é um conceito que resgata e mostra as redes de relações sociais como fonte de poder e influência. O presente estudo trata o capital social como um recurso para a participação efetiva do género na oferta turística de base local, traduzindo-se numa análise da realidade da oferta turística do município de Inhambane. Nele propôs-se analisar o contributo do papel social para participação do género na oferta turística de base local no município de Inhambane avaliando até que ponto a realidade local, bem como, o capital social nele imbricado possibilita a inclusão do género na gestão dos recursos turísticos locais. A metodologia cingiu-se na abordagem quantitativa e qualitativa tanto nos procedimentos como no tratamento de dados, e pela abordagem crítica alicerçadas nas dimensões de análise do capital social e do turismo de base local. Os resultados da pesquisa mostram que a oferta de produtos turístico de base local é feita por mulheres sendo a maioria (90%) de forma singular e as restantes organizadas em associações. Constatou-se que existem parcerias entre os operadores do mercado turístico e empreendimentos turísticos que colocam os turistas no circuito de oferta de base local. existe uma rede de relações entre o sector público, privado, comunidade e instituições de ensino que cooperam para afirmação de ambiente de negócios baseados na oferta turística local. Conclui-se assim, que o capital social tem contribuído para a participação do género na oferta do turismo de base local, embora ainda seja incipiente, uma vez que apenas 10% estão organizadas em associação que constitui um dos fundamentos de capital social.

 

PALAVRAS-CHAVE: Capital Social; Oferta turística; Participação; Género