Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: CONCEPÇÃO E DEFINIÇÃO DOS PROJECTOS DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS
Duarte Patricio RAFAEL

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Os meados da década de 1990 representaram, na história da educação em Moçambique, um período de muitas transformações do sistema educativo, que conduziram a uma massificação do ensino (Castiano & Ngoenha, 2013). No caso do ensino superior, registou-se um crescimento exponencial do número de instituições, tendo passado de 3 em 1994 para 38 em 2011, e do número de estudantes, de menos de 4.000 em meados dos anos 1990 para cerca de 100.000 em 2010 (Langa, 2014). Até 2017 estavam em funcionamento 49 instiuições, albergando cerca de 200.600 estudantes (INE, 2018). Apesar deste crescimento, o acesso ao ensino superior em Moçambique caracteriza-se ainda por ser desigual (Gonçalves, 2018), em parte devido ao modelo de expansão predominante, o que coloca em causa o direito ao acesso a uma formação superior de qualidade. Esta comunicação tem por objectivo analisar o processo de concepção e definição dos projectos de estudos universitários em jovens estudantes. Tem como base, uma parte dos resultados de uma pesquisa em curso no âmbito do Doutoramento em Ciências de Educação. A metodologia consistiu na análise dos dados de um questionário e entrevistas semi-estruturadas a estudantes de duas escolas secundárias e duas universidades, públicas e privadas sediadas na Cidade de Maputo. Os resultados da pesquisa sugerem que, o processo de concepção e definição dos projectos de estudos universitários é complexo, sendo que factores de natureza institucional e sociocultural têm uma grande influência sobre o mesmo. A rede de relações sociais que os estudantes desenvolvem no seu meio social, os recursos e o tipo de apoio que as instituições de ensino colocam à disposição dos estudantes jogam um papel importante no processo. Concluimos que apesar do grande aumento de instituições do ensino superior, o fraco conhecimento sobre este subsistema de ensino e o acesso desigual a recursos importantes no processo decisional contribui para a produção de desigualdades entre os estudantes no processo de definição dos seus projectos de estudos universitários.

 

Palavras-chave: ensino superior; acesso ; projecto de estudos universitários