Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE LÚRIO. 2018-2020.
Lucas Mateus Malecula

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


Introdução; As Habilidades investigativas são as bases de conhecimento humano para desenvolver uma ciência, ela tem que estar centrada no seu objecto de estudo, no caso da Enfermagem, as investigações não sempre atribuídas ao fundamento científico do cuidado, sendo necessário sua abordagem desde a formação do aprendizado com estratégias curriculares nas disciplinas de Enfermagem, o que permite a visão holística e integradora nesta ciência.

Objectivo: Propor uma metodologia curricular para o desenvolvimento de habilidades investigativa na formação curricular de Enfermagem, Universidade Lúrio. 2018-2019.

Metodologia: Trata-se de uma investigação qualiquantitativa, com foco pedagógico. Foi seleccionado uma amostra aleatória simples de 38 estudantes finalistas do curso Licenciatura em Enfermagem, no universo de 44 estudantes, Resultados: Os resultados na primeira fase revelaram que, 85% dos estudantes tinha pouco conhecimentos das habilidades investigativas no contexto objecto de estudo, 95% tinha motivação na aprendizagem da investigação na enfermagem. Conclusões: As habilidades investigativas constituí um desafio para relacionar a teoria com a prática nos diferentes modos de actuação, sendo necessário articular estratégias curriculares fundamentada no cuidado. As habilidades humano-holísticas são consideradas como ferramentas para investigações da Enfermagem.

 

Palavras-chave: Habilidades, Investigação, Enfermagem.