Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um projecto integrado a base de gas natural em Moçambique
Antonio Jose Cumbane, Felisbela Cunhete

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Moçambique é um detentor de reservas de classe mundial de gás natural e de outros recursos minerais e energéticos de grande valor, tais como as areias de minerais pesados, conferindo-lhe assim, um grande potencial para a sua industrialização e o seu consequente desenvolvimento económico e social.

No entanto, as indústrias de processamento dos hidrocarbonetos e de transformação dos recursos minerais são tidas como indústrias de capital intensivo, uso intensivo de energia e altamente agressivas ao meio ambiente. Deste modo uma das ferramentas usadas no desenvolvimento de indústrias com as características anteriormente mencionadas tem sido a integração de processos, que consiste numa abordagem holística para o processo de design e optimização, explorando as interações entre diferentes unidades de produção, a fim de empregar recursos de forma eficaz e minimizar os custos.

No caso particular, o distrito de Chibuto na província de Gaza possui reservas de minerais pesados de classe mundial e também é atravessado pelo gasoduto de gás natural Temane-Secunda. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é fazer uma abordagem sobre as potencialidades para a implementação de um projeto integrado de redução de minério de ilmenite das areias pesadas de Chibuto utilizando gás natural, visando a produção de ferro e óxido de titânio e co -produção de metanol e amónia igualmente à base de gás natural disponível no local.

A metodologia do trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica e na experiência adquirida durante o estágio no complexo petroquímico e de produção de combustíveis sintéticos da Sasol em Secunda, África do Sul.

Os resultados da pesquisa mostram que existe um potencial para a implementação do projecto anteriormente referido, com base nos recursos localmente existentes. A pesquisa mostrou igualmente que a tecnologia mais adequada para a obtenção dos resultados desejados é a redução direta do minério tendo como agente redutor o gás de síntese (CO + H2), produzido através da reforma do gás natural, com vapor de água. Parte do gás de síntese produzido e usado para a produção de metanol que e um produto de elevado valor comercial. A disponibilidade de hidrogénio como resultado do processo de produção, faz com que a produção de amónia que posteriormente poderá ser usada na fabricação de fertilizantes, seja uma escolha natural para a adicionar valor ao projecto.

Assim, conclui-se que a implementação do projecto de forma integrada, irá permitir um maior aproveitamento das sinergias existentes entre os diferentes processos, incluindo um melhor reaproveitamento dos sub-produtos, que poderão ser traduzidos em grandes benefícios tais como a redução dos custos de investimento e operacionais e dos impactos negativos sobre o meio ambiente.

No entanto, apesar de todos os benefícios decorrentes da integração dos processos supracitados, a pesquisa também apresenta desafios associados a ele, que se baseiam principalmente na coordenação do planejamento da produção dos diversos processos, coordenação de actividades operacionais e acompanhamento de processos. Assim, para superar esses desafios, a pesquisa identificou ferramentas de tecnologia da informação, tais como o software Aspen PIMs, que tem sido amplamente utilizado na indústria petrolífera.

Importa referir que a quantificação dos benefícios inerentes a implementação do projecto, não foi realizada no presente estudo, uma vez que se trata de um estudo com vista a identificar alternativas para a integração da indústria de gas natural e produção do aço. Assim, são recomendados estudos adicionais para a operacionalização e optimização do projeto, bem como para a avaliação de sua viabilidade.

 

Palavras-chave: Gás Natural, Minério de ferro, Metanol, Integração de processos.