Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO, APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE.
David Franco

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Atualmente a gamificação é tida como um instrumento criativo e inovador emergente no sector educacional, mas especificamente na África ainda constitui uma novidade. Todavia, várias pesquisas mostraram que a gamificação tem um impacto positivo no engajamento, na aprendizagem e estímulo à interação e participação activa e efectiva dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Através do presente estudo, buscou-se apresentar a gamificação como estratégia de engajamento para a Educação a Distância (EaD). Para o alcance dos objectivos são apresentados, a partir de uma abordagem exploratória-descritiva de carácter qualitativo, os conceitos que compõem o fenômeno, no intuito de demonstrar que a gamificação aplicada na EaD pode proporcionar o aumento do engajamento e da interação dos estudantes em actividades educacionais. Como resultado foi possível apresentar os aspectos mais discutidos sobre o uso da gamificação no EAD, destacando-se o aumento do engajamento e motivação, desenvolvimento de habilidades e capacidade de lidar com matérias difíceis. Além disso, percebe-se uma alta contribuição deste instrumento para a motivação e desempenho dos alunos, bem como para o seu comprometimento, se tornando assim um diferencial estratégico e necessário, que culminará na melhoria da qualidade da EaD, necessitando aprofundamento do estudo para a formação de professores capazes de lidar com este instrumento, permeado por tecnologias e recursos digitais.

Palavras-Chaves: Gamificação; Educação a Distância; Aprendizagem; Engajamento.