Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AGRO-ECOLÓGICO DE TRÊS VARIEDADES DE SOJA (Glycine max), ASSOCIADAS A QUATRO NÍVEIS DE ADUBAÇÃO, NO DISTRITO DE CHIBUTO.
Antonio Arlindo Mendes

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AGRO-ECOLÓGICO DE TRÊS VARIEDADES DE SOJA (Glycine max), ASSOCIADAS A QUATRO NÍVEIS DE ADUBAÇÃO, NO DISTRITO DE CHIBUTO.

 

António Arlindo Mendes1*; Ricardino Muchambeje1; José Eulário Lampi Dique2

1.Universidade Eduardo Mondlane-UEM-ESNEC-Chibuto.

2. Instituto de Investigação Agrária de Moçambique-IIAM-CZS

*Autor correspondente: antoarlmendes@gmail.com ou antonio.mendes@uem.mz

 

RESUMO

A soja (Glycine max) é uma das leguminosas com um alto valor económico, por ser uma fonte de proteína, pelo seu uso na produção de óleo alimentar, por ser matéria-prima no fabrico de ração e outros derivados altamente nutritivos para o consumo humano. A procura da soja pelas indústrias, influenciada pelos produtores de aves e pela variabilidade morfológica, mostra a grande importância desta pesquisa para a sua produção na zona sul de Moçambique. Assim, foi realizado um trabalho de pesquisa, com objectivo de avaliar o desempenho agro-ecológico de três variedades de soja sob 4 níveis de adubação, no CFAM-IIAM, Distrito de Chibuto. Foi usado o DBCC, assente num arranjo factorial com 2 factores, A – adubação com 4 níveis e V- variedade com 3 níveis, totalizando 12 tratamentos, com três repetições. Foram variáveis de estudo: número de dias até a germinação; número de ramos por planta; número de vagens por planta; dias até a floração; o peso de 100 sementes e o peso do rendimento no talhão. De acordo com os resultados, não houve efeito significativo para a emergência das plantas, número de ramos por planta e o peso de 100 sementes, mas os mesmos mostraram diferenças estatisticamente significativas para o período de floração, número de vagens por planta, o peso total do talhão e o rendimento. Com base nestes resultados pode-se concluir que os tratamentos tiveram um desempenho mensurável, tendo se constatado que a combinação da variedade SAMBAIBA com o nível 4 de adubação (Ureia+DI GROW+ CODAFOL), o T4 teve rendimentos satisfatórios com 0,817ton/ha e a SERENADE teve menor rendimento com 0,375ton/ha. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se recomendar que se faça mais pesquisas com mais variáveis e factores de modo a permitir a fiabilidade dos resultados.

Palavras-Chave: Soja (Glycine max), desempenho, variedades, adubação, rendimento.