Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
ADAPTABILIDADE E RENTABILIDADE DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) NO SISTEMA IRRIGADO DO BAIXO LIMPOPO, DISTRITO DE CHIBUTO-GAZA.
Antonio Arlindo Mendes

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


ADAPTABILIDADE E RENTABILIDADE DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) NO SISTEMA IRRIGADO DO BAIXO LIMPOPO, DISTRITO DE CHIBUTO-GAZA.

 

António Arlindo Mendes 1*; Edina Preciosa Luís Vilanculo1; José Muderafa Magia2

1.Universidade Eduardo Mondlane-UEM-ESNEC-Chibuto.

2. Instituto de Investigação Agrária de Moçambique-IIAM-CZS

*Autor correspondente: antoarlmendes@gmail.com

 

RESUMO

A produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) em Moçambique, é feita por pequenos produtores como forma de garantir a subsistência familiar, devido a sua tolerância a seca. Apesar do valor económico para as indústrias, esta cultura, ainda apresenta baixa produtividade, potencial produtivo, taxa de plantio pela consociação, incidência de pragas e doenças e o uso deficiente de sementes melhoradas. Para contornar os problemas da baixa produção e produtividade, realizou-se um estudo nos campos do Centro de Formação Agrária de Maniquinique do IIAM, no distrito de Chibuto, com objectivo de avaliar a adaptabilidade e o rendimento de duas variedades de mandioca, Chinhembwe e Makhalana no sistema irrigado do baixo Limpopo, num delineamento de blocos completos casualisados (DBCC), com 2 variedades (tratamentos) e 4 repetições. Cada parcela tinha 23m de comprimento e 12m de largura, com espaçamento de 1m x 1m. Foram variáveis estudadas: o número da raiz, produtividade da estaca, comprimento da raiz, rendimento total e comercial. Os resultados obtidos através do pacote estatístico R, mostram que não houve diferenças significativas nos parâmetros estudados, apesar da variedade Makhalana ter alcançado um rendimento superior com 58,12ton*há-1, quando comparado com o Chinhembwe com 44,77ton*há-1. As variedades tiveram mesmos custos de produção, mas pela variação do rendimento resultou na margem bruta diferente. A variedade Maklalana superou o esperado provavelmente tenha-se adaptado melhor ao ambiente irrigado no Sul do país, para além das características dos solos que são franco argilosos. Através destes resultados pode se concluir que as duas variedades apresentam um alto potencial produtivo, criando assim condições de produzir matéria-prima para o processamento nas indústrias de cerveja e aumentar a renda dos pequenos produtores. Com estes resultados pode se recomendar aos pesquisadores que se replique este experimento, com inclusão de outras variedades locais, como forma de dar mais chance na validação dos resultados.

Palavras-chaves: Mandioca (Manihot esculenta Crantz), variedade, produtividade