Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Género no Ensino Secundário em Moçambique: desafios e estratégias para o alcance da igualdade de género (Objectivo 05 dos ODS - Objectivos do Desenvolvimento Sustentável)
paulo joao Vilanculos

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


A abordagem sobre a igualdade de género no ensino secundário diz respeito ao papel e importância que este nível de ensino representa nos processos utilizados para a reprodução da igualdade de género numa perspectiva das metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.  Esta pesquisa tem como objectivo compreender o impacto social das desiguais formas de relacionamento entre homens e mulheres dentro do colectivo escolar, com a intenção de identificar as limitações e meios para contornar a descriminação da rapariga. Quanto aos métodos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caracter exploratório, com base em entrevistas guiadas por questionários electrónicos, esclarecimento oral e observação e análise documental. A população são os alunos, professores e gestores escolares de três instituições de ensino secundário (Escola Secundaria de Laulane, Escola Secundaria Joaquim Alberto Chissano e Escola Secundaria Força do Povo), localizadas na Cidade de Maputo.

Como resultados, o estudo mostra que a sociedade atribui características diferenciadas a homens e mulheres, portanto, a mulher não é capaz de fazer certas actividades, estando assim sujeita a tolerância no exercício de tarefas, como no caso de exercícios físicos (educação física no ensino secundário). Com a sistematização dos conhecimentos construídos a partir desta pesquisa, abre-se uma janela de recursos para o processo de desenho e implementação de projectos e programas relativamente a igualdade de género, de caracter teórico e prático, com maior ênfase na consciencialização e mudança de mentalidade dos actores da  comunidade escolar.