Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Prevalência de Giardia e Cryptosporidium em cães, bovinos e suínos no Parque Nacional do Limpopo e zona tampão
Regina Daniel Miambo, Regina Daniel Miambo, Jose Fafetine

Última alteração: 2021-07-04

Resumo


Introdução: Giardia e Cryptosporidium são parasitas transmitidos entre o homem e animais domésticos ou selvagens sendo responsáveis por diarreias especialmente em animais jovens, crianças e indivíduos imunocomprometidos.

Objectivo: A presente pesquisa foi desenvolvida com o objectivo de determinar a prevalência de parasitas gastrointestinais com ênfase no Cryptosporidium e Giardia em bovinos, suínos e cães no Parque Nacional do Limpopo e zona tampão.

Metodologia: Um total de 942 amostras de fezes foram aleatoriamente colhidas em cães (390), suínos (128) e bovinos (424) entre Fevereiro de 2018 e Agosto de 2019. As amostras foram colocadas em frasco devidamente identificados (localidade, número de amostra, idade, sexo) e conservadas em etanol a 70% até o processamento no laboratório de parasitologia da Faculdade de Veterinária da UEM pela técnica de Willis para a pesquisa de helmintos e protozoários gastrointestinais, técnica de Ziehl Neelsen modificado (mZN) e Imunofluorescência para a pesquisa de oocistos de Cryptosporidium. Associações significativas na ocorrência dos parasitas entre as localidades, faixa etária e sexo foram avaliadas pelo teste Chi quadrado no programa SPSS e p < 0.05 foi considerado significativo.

Resultados: A prevalência do Cryptosporidium no presente estudo foi de 7.4% em cães e 2.6% em bovinos não tendo sido diagnosticado em suínos, e o género Giardia foi apenas observado em cães (1.8%). No que diz respeito ao sexo e idade, não houve associações significativas na ocorrência dos parasitas. Associações significativas na ocorrência do Cryptosporidium foram apenas observadas na localidade de Machachane. Adicionalmente, os seguintes parasitas com carácter zoonótico foram observados em cães: Sarcocystis spp. (4.8%), Ancylostoma spp. (53.8%), Toxocara canis (3.0%), Taeniidae (1.7%), Trichuris vulpis (6.4%), Diphylidium caninum (12.0%) e Balantidium coli (2.3%) em suínos.

Conclusão: Giardia e Cryptosporidium são parasitas prevalentes em animais domésticos do Parque Nacional do Limpopo. Especial atenção deve ser dada ao controlo do Cryptosporidium em cães não só pelo facto de terem apresentado maior taxa de infeção e albergarem outros parasitas com caracter zoonótico, mas também por terem maior contacto com o homem e com o gado podendo contaminar alimentos e fontes de água, aumentando deste modo o risco de infecção às comunidades no Parque.

Palavras Chave: Zoonoses, Giardia, Cryptosporidium, Cães, Bovinos, Suínos