Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: OUTRO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO PARA ÉTICA EMPRESARIAL
Mirela Minina Manuel Romao

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


O crescente envolvimento das empresas na promoção de acções de intervenção junto das comunidades circundantes favorece à construção de uma consciência ética na realização da Responsabilidade Social Empresarial em Moçambique. Das empresas pioneiras nessa área de políticas organizacionais no país, das quais, neste trabalho destaca-se a Mozal, espera-se intervenções cujos efeitos sejam traduzidos em efectivas contribuições no Desenvolvimento Comunitário das zonas onde estão instaladas. Neste trabalho, buscou-se reflectir sobre as contribuições que as acções de Responsabilidade Social Empresarial levadas a cabo pela Mozal tem trazido para o Desenvolvimento Comunitário nas comunidades do Distrito de Boane. Para o alcance desse objectivo, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultadas fontes que permitiram cruzar informações gerais sobre Desenvolvimento Comunitário e Responsabilidade Social Empresarial e informações específicas, referentes às experiências da Mozal na relação com as comunidades beneficiárias. Os resultados mostram ser esta uma empresa cuja intervenção baseia-se numa lógica de integração combinada das dimensões ambiental, económica, social e cultural, materializada por meio de acções de promoção do empreendedorismo, de uso sustentável de recursos, de práticas culturais e de estudos. Essas acções têm um potencial de contribuir para o Desenvolvimento Comunitário, mas as descontinuidades e a sobrevalorização dos processos e perspectivas endógenas representam factores que reduzem a força dos seus efeitos, colocando a Responsabilidade Social Empresarial da Mozal mais a serviço dos interesses organizacionais e não do empoderamento e bem-estar das populações locais. Conclui-se que a abordagem de Responsabilidade Social Empresarial da Mozal, mesmo sustentada por uma postura ética, por estar complementada por uma perspectiva desenvolvimentista up-down, reduz a capacidade da empresa de contribuir para Desenvolvimento Comunitário por meio das suas acções de intervenção comunitária.

 

Palavras-chaves: Responsabilidade Social Empresarial; Desenvolvimento; Desenvolvimento Comunitário; Comunidade; Sustentabilidade.