Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
A CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES, COMO FACTOR INFLUENCIADOR PARA A EFICÁCIA ACADÉMICA
Ermelinda Gregório Zunguze

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Ermelinda Gregório Zunguze

Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

glindalaura@gmail.com

 

Perante aos novos paradigmas educacionais, como o surgimento de novas tecnologias, o ensino por competências, a corrida pela profissionalização através de novos métodos, técnicas e práticas pedagógicas, o que se espera é ter uma educação participativa podendo desta forma contribuir para resultados positivos e eficazes de uma determinada instituição académica.

O estudo visa analisar a influência da capacitação contínua dos professores como um factor influenciador para a eficácia académica. Uma vez que, vive-se o momento em que o modelo educacional deve responder às demandas da sociedade, formando o capital humano e preparando-o para o mundo onde as pessoas devem ser participativas e criticas, um mundo firme e em constante reformas a nível da educação. Por tanto pode-se dizer que, a capacitação contínua dos professores em matéria de didáctica é um factor influenciador no desenvolvimento profissional da carreira, um desafio na profissão do docente e influência de forma positiva para a eficácia académica.

Buscou-se a proporcionar uma amostra de concepções diversas, que os autores apresentam, em relação a esta temática, optou-se por uma abordagem mista, onde propôs-se a combinar o paradigma quantitativo complementada com a qualitativa, baseada na pesquisa bibliográfica. Espera-se por tanto, defender premissas de que a capacitação contínua dos professores pode influenciar na eficácia académica.

 

Palavras-chave: Capacitação Contínua dos Professores, Eficácia Académica