Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO
Joana Andre Machuza Matenga, J. Matenga, X. Muianga

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


O presente trabalho visa explorar a possibilidade do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Básico. Assim, pretende-se avaliar a possibilidade do uso das mesmas na escola Primária Completa Unidade 30, a partir da identificação dos dispositivos tecnológicos existentes na escola, as formas e lugares de acesso por parte dos professores, alunos e encarregados de educação, assim como as competências dos professores nesse processo. Para a colecta de dados, usou-se questionário com questões semi abertas que foi dirigido ao director, aos professores, aos alunos do 2º grau e os seus respectivos encarregados. Desta forma, os resultados indicam que 92% dos professores, 70% dos alunos, assim como 62% dos encarregados de educação tem acesso a tecnologia e é mais usada para enviar mensagens de whatsapp, facebook, jogos, ver vídeos ou filmes online e apenas 34% fazem pesquisas na Internet com vista a realizar um trabalho de casa com ajuda dos encarregados. 95 % dos alunos assim como 83 % dos encarregados consideram importante o uso da tecnologia para fins educativos, pois é um grande aliado aos trabalhos de pesquisas pelo acesso remoto às informações que muitas das vezes há dificuldade de aceder fisicamente nas bibliotecas, principalmente pela sua inexistência naquela unidade escolar. No entanto, mais de 67% dos professores não usam as TIC para preparar as suas aulas, nem aconselham os alunos a usar as TIC na realização dos trabalhos de casa pois eles não sabem como devem usar no ensino e aprendizagem.

 

Palavras chave: Tecnologias; acesso;ensino básico; ensino-aprendizagem.