Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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Relação entre escola e pais e/ou encarregados na participação do processo da Aprendizagem dos alunos: Caso da Escola Primária Completa Unidade 25 Cidade de Maputo (2019-2020)
Adelina Stela Chambal

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Um dos temas amplamente discutidos no quadro do debate público educacional em Moçambique tem a ver com a participação dos pais e encarregados de educação na aprendizagem dos alunos. O presente estudo procurou analisar a relação entre os pais e/ou encarregados de educação e a Escola Primária Completa Unidade 25 na aprendizagem dos alunos do terceiro ciclo de aprendizagem. O mesmo optou pela combinação da metodologia qualitativa-quantitativa. Através da aplicação da técnica de entrevista semi-estrutura e o questionário como instrumentos de recolha de dados envolvendo 12 professores; 10 pais e encarregados de educação turmas e 3 membros da direcção da escola, conclui-se que a relação estabelecida entre os pais e/ou encarregados de educação e a Escola Primária Completa Unidade 25 na aprendizagem dos alunos do terceiro ciclo de aprendizagem não é satisfatória, isso deve-se ao facto de os pais, somente se dirigirem a escola mediante a convocação pela direcção da escola ou na sequência do surgimento de um problema cuja resolução é de extrema urgência. Os professores solicitam os pais e ou encarregados de educação quando notam um mau aproveitamento pedagógico dos alunos; a não conservação do material escolar; registo de conflitos entre alunos e ou professores. Logo, os pais e/ou encarregados de educação não participam activamente na aprendizagem dos seus educandos.

Palavras-chaves: Escola, Participação; Aprendizagem