Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO DE MICROSSATÉLITES E ESTUDO DE POPULAÇÃO DE Loxodonta africana APLICADOS PARA TESTES FORENSES
Hilário Daniel Guiamba, Hilário Daniel Guiamba, Cindy K Harper, Luís Neves, Elisa Taviani

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


 

Muitas organizações e cientistas da vida selvagem tem relatado um declínio insustentável do Elefante Africano da Savana (Loxodonta africana) devido as altas taxas da caça furtiva e contrabando do marfim sobre esta espécie; que obrigou a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a categorizar o L. africano no Apêndice I da lista vermelha. Para conter esta crise, várias abordagens tem sido aplicadas, incluindo a identificação forense baseada em métodos genéticas.

Este estudo teve como objectivo a validação de um painel de marcadores de repetições consecutivas curtas (STR) do L. africana, seguindo rigorosamente as recomendações do Scientific Working Group on DNA Analysis Methods (SWGDAM). 18 Marcadores STR do L. africana, incluindo dois para a determinação do sexo foram usados para testar amostras de sangue e tecidos de L. africana; provenientes do Laboratório da Veterinária Genética da Universidade de Pretória e 80 amostras da população única provenientes do Parque Nacional de Kruguer. Para a validação dos marcadores, foram feitos estudos de especificidade, sensibilidade, estabilidade, eficiência e de população.

A amplificação cruzada dos marcadores selecionados contra 23 espécies diferentes, 17 marcadores apresentaram uma amplificação específica para o L.africana; para o estudo da população, os locos apresentaram uma média 9.5 de alelos por locos e heterozigose observada de (HObs = 0.624) heterozigose esperada (HEsp = 0.68). Os marcadores mostram-se sensíveis para amplificação o ADN de concentração até 0.9 ng/μl; no entanto, apresentaram uma estabilidade de 52.63% durante a degradação enzimática por 20 minutos. A média do desvio padrão de estudo de repetibilidade foi igual a 0.05, sugerindo um grau de dispersão inferior a um pare de bases (pb). Este estudo mostrou-se robusto, sensível específico e replicável.

Palavras chaves: Validação, SWGDAM, Forense