Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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O papel do conselho da escola na autonomia e inovação escolar: Caso da Escola Primária Completa de Guebo
Celina Francisco Mondlana

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


Partindo do pressuposto segundo o qual, o conselho escolar é um órgão máximo investido de autonomia para a implementação de uma série de inovações no meio escolar, este artigo procurou compreender a autonomia do conselho da escola primária de Guebo na implementação de inovações escolares. Para o efeito, optou-se pela abordagem qualitativa e a entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumentos de recolha de dados. Dos 21 membros correspondentes ao universo populacional do conselho da escola, a pesquisa envolveu uma amostra de 5 membros. Trata-se de 1 representante dos pais e ou encarregados de educação; 1 representante do corpo técnico administrativo, 1 aluno, 1 presidente do conselho da escola e 1 professor. Os resultados do estudo indicam que, da autonomia do conselho escolar de Guebo, foi possível implementarem-se as seguintes inovações escolares: Construção da vedação da escola; Melhoramento dos sanitários dos alunos; Pagamento de salário mínimo a 5 funcionários e pagamento de INSS; Apoio às crianças carenciadas; Ajuda na manutenção da escola; Apoio no diálogo com os alunos que apresentam alguns comportamentos não agradáveis para a saúde da escola.

 

Palavras-chave: conselho da escola; inovação escolar; autonomia escolar