Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
FACTORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS AO ABANDONO AO TARV EM PVHS NO CSPC ENTRE JULHO A DEZEMBRO DE 2017
Simao Natingue Macovela, Maria de Lurdes Bento Sive

Última alteração: 2021-07-04

Resumo


Introdução: A avaliação da adesão ao tratamento antiretroviral (TARV) é crucial para que sejam conhecidos os factores a associados e elaborarem-se estratégias que contribuam para o seu êxito. O não cumprimento da adesão concorre para o abandono.

Este estudo pretende obter informações sobre os factores psicossociais que influenciam o abandono ao TARV em pacientes com infecção por HIV (PVHS) e, seus resultados servirão para informar as autoridades sanitárias a monitorar os pacientes que tenham faltas às consultas e atrasos no levantamento de medicamentos e atrasos às consultas.

Objectivo: Avaliar os factores psicossociais associados ao abandono ao TARV em PVHS no Centro de Saúde da Polana Cimento (CSPC) – Cidade de Maputo entre Julho a Dezembro de 2017.

Metodologia: Estudo quantitativo com componente retrospectiva de 117 pacientes em TARV no CSPC  entre Julho e Dezembro de 2017. O estudo decorreu entre Março e Maio de 2019. Foram colhidos dados sobre registos de contagem de CD4, assiduidade às consultas, auto-relato de presença em consultas e toma de medicamentos bem como auto-administração dos antiretrovirais (ARV) pelos pacientes.

Resultados: O estudo mostra que efectivamente 94,0% (110/117) dos pacientes foram ou são considerados casos abandonos.O estudo mostra a associação do nível de má assiduidade com a descriminação das PVHS pela sociedade (ρ =0.012).

Estes resultados estão de acordo com vários estudos que referem adiscriminação como factor para pobre adesão.

Conclusão: A descriminação é o maior factor que determina o abandono em pacientes do CSPC. Apesar de não apresentar significância, a indisponibilidade dos pacientes devido ao trabalho, mostra-se como outro preditivo ao abandono, sendo igualmente relatado o mau atendimento e dificuldades na alimentação.