Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR ONLINE
David Franco

Última alteração: 2021-08-03

Resumo


A adopção crescente de práticas da Educação a Distância Online como alternativa ao ensino presencial superior coloca novos desafios e traz novas possibilidades no que concerne a avaliação de aprendizagens utilizadas em disciplinas práticas. Pois, sabe-se o quão é importante e necessário a avaliação para o ensino e aprendizagem, no entanto é comum o desconforto de como esse processo pode acontecer quando trata-se de educação a distância online. Neste âmbito o presente estudo de carácter qualitativo com abordagem exploratória-descritiva, teve por objectivo sistematizar de forma sintética os principais aspectos relacionados com a avaliação no ensino a distância online, no que concerne à avaliação da aprendizagem dos estudantes em disciplinas práticas, especificamente, compreender como funciona o processo e como pode ser melhorado. Tendo sido privilegiado a aplicação de questionário (online) como instrumento de recolha de dados e igualmente a análise de conteúdo por revisão bibliográfica. A amostra de estudo foi constituída por estudantes que frequentam os cursos a distância ministrados pelo Instituto Superior de Ciências de Educação a Distância - ISCED. Os principais resultados apontam para a necessidade de criar novos métodos avaliativos, ainda que seja a curto ou longo prazo, as instituições de educação a distância online precisam repensar e redefinir seus métodos avaliativos nas disciplinas práticas, assim como, aponta-se a inclusão das fases formativas de avaliação. Deixou-se também como recomendação que as instituições de educação a distância online repense nos seus processos de ensino-aprendizagem, principalmente nos aspectos metodológicos em disciplinas práticas.

Palavras-Chaves: Avaliação de aprendizagem; Educação a Distância Online; Ensino Superior.