Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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RELEVÂNCIA DA OFERTA SECUNDÁRIA NA COMPETITIVIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO: CASO DO MUNICÍPIO DE INHAMBANE (MOÇAMBIQUE)
Fernando Firmino Massango

Última alteração: 2021-07-17

Resumo


RELEVÂNCIA DA OFERTA SECUNDÁRIA NA COMPETITIVIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO: CASO DO MUNICÍPIO DE INHAMBANE (MOÇAMBIQUE)

 

Fernando Massango

Universidade Eduardo Mondlane - Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane

fernando.firmino25@gmail.com

 

Área temática: Território, População e Desenvolvimento

Modalidade de comunicação: apresentação oral

 

Resumo

Para que os destinos turísticos sejam fortemente competitivos, no dinâmico contexto global, é extremamente importante que estes possuam infra-estruturas, equipamentos e serviços visando a garantia da atracção e satisfação dos turistas. A presente pesquisa tem como caso de estudo o Município de Inhambane e o seu principal objectivo é avaliar a influência da oferta secundária, actualmente, existente nesta área (serviços de alojamento, restauração, lazer e transporte) na sua competitividade no contexto do turismo internacional. Com vista à prossecução do objectivo referenciado, recorreu-se à: 1) pesquisa bibliográfica sobre o tema analisado e às entrevistas exploratórias dirigidas a profissionais especializados de diversas instituições públicas e privadas que operam no sector do turismo no Município de Inhambane ou em sectores auxiliares e; 2) à aplicação de inquéritos aos turistas, aos operadores turísticos e à comunidade local como forma de conhecer-se a suas percepções em relação ao desenvolvimento da actividade turística no destino e em relação à sua satisfação no concernente a oferta secundária nesta área. Quanto aos resultados, foram identificados dois grandes grupos, na perspectiva dos variados stakeholders, especificamente as componentes com maior grau de importância e maior nível de satisfação, as quais são lideradas pelos atributos da componente alojamento, seguido dos da restauração associada às unidades de alojamento e por fim os da componente lazer; e as componentes de maior grau de importância e menor nível de satisfação, as quais são lideradas pelos atributos da componente transporte, seguido dos da qualidade dos serviços e equipamentos de lazer. Concluiu-se que a oferta secundária do Município de Inhambane é internacionalmente competitiva na medida em que a sua actual quantidade e qualidade gera a satisfação das necessidades dos turistas das diferentes nacionalidades que visitam o destino, apesar de algumas deficiências que esta apresenta, as quais devem ser objecto de melhorias profundas e urgentes.

Palavras-chave: Oferta Secundária; Competitividade Turística; Destino turístico; Município de Inhambane