Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Impactos sociais da infertilidad nas comunidades do Sul de Mocammique
carla maria armando Covane

Última alteração: 2021-07-07

Resumo


XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2021: Investigação, Extensão e Inovação para Desenvolvimento Sustentável.

Título: Impactos sociais da infertilidade nas comunidades no Sul de Moçambique. Autora Carla Maria Armando Covane

 

Nas sociedades africanas, em particular a Sul de Moçambique, a existência de filhos é motivo de alegria, pois estes darão continuidade ao apelido, tanto para o lado patriarcal como para o matriarcal, é considerada uma bênção para as famílias. Todavia a ausência destes por diversos factores é motivo para apontar o dedo acusador para mulher, porque esta é considerada procriadora. Se, por um lado, a limitação de procriação, pode ser considerada apenas do ponto de vista físico e por outro lado sua capacidade de amar é avaliada como estando preservada.

 

A infertilidade tem sido um dos problemas de desentendimento nos casamentos, pois a culpabilidade recai sobre as mulheres, a elas é que se atribui os termos técnicos “estéril” ou infértil, que carregam na noção pejorativa de que ela é vazia, seca e sem vida por dentro, colocando em xeque o seu valor pessoal e a feminidade de acordo com a avaliação da sua fecundidade.

A mulher que não gera filhos sofre duplamente, por um lado, o seu companheiro exerce uma força e a culpabilidade, extrapolando os direitos humanos, pressão familiar e da comunidade contribui negativamente na convivência do casal pois, alegam que é improdutiva.

 

Deste modo pretende-se trazer a reflexão sobre impactos psicossociais da infertilidade no casamento, na região Sul de Moçambique. O percurso metodológico da pesquisa será de abordagem qualitativa e de objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica, a partir de análise de documentos oficiais, artigos e textos científicos que versam sobre o tema, juntamente com a aplicação de entrevista semi-estruturada a equipe dos profissionais de saúde ligados a esta área assim como, algumas famílias selecionadas.

Key words: Infertilidade, Casamento, família, impactos sociais.