Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
Desafios e perspectivas dos Mídias na operacionalização de princípios democráticos em Moçambique
Tárcio Horácio Muta

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


Autor: Tárcio Horácio Muta

Resumo:

O papel desempenhado pelos Mídias, em suas mais diversas esferas de actuação, é, em tempos de globalização, elemento fundamental para a compreensão da sociedade e seu processo político. Sejam os Mídias públicos, sejam os Mídias digitais têm sido plataformas preferenciais para a promoção da participação política mesmo fora da esfera eleitoral, debates sobre a agenda governamental, compreensão esclarecida sobre os processos políticos por parte dos cidadãos, direitos humanos, competição pelo espaço político de forma livre e justa.

No contexto Moçambicano, abre-se perspectivas para maior exploração dos Mídias digitais, com destaque às redes sociais pelos actores políticos, sociedade civil e cidadãos em geral na promoção de democracia. Os actores políticos podem socorrer-se destas plataformas digitais para obterem maior proximidade com os cidadãos, capturando mais o seu eleitorado.

Este artigo pretende reflectir sobre os desafios e perspectivas dos Mídias no seu contributo pela operacionalização dos princípios democráticos em Moçambique. A pesquisa foi possível através do método histórico, comparativo, auxiliada pela técnica bibliográfica e documental.

Relativamente aos Mídias públicos, os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de reforçar-se a educação cívica apoiando-se dos Mídias digitais em programas tendo conteúdos ligados à construção de paz e reconciliação, cidadania activa, democracia directa, identidade nacional. Com o processo de descentralização em curso no país, com bastante engajamento, os Mídias públicos exercem um papel fulcral ao abrirem espaço à diversidade de opiniões dará voz a grupos sociais que se ainda se sentem excluídos ou com pouca representatividade política.

 

Palavras-chave: Actores políticos, Educação cívica, Mídias, Princípios democráticos