Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE: ACESSO E EQUIDADE NO ENSINO PRIMÁRIO: UM ESTUDO EM ESCOLAS INCLUSIVAS DA CIDADE DE NAMPULA
Marta Machava, Jaime Murambire

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


A Educação Inclusiva em Moçambique꞉ Acesso e Equidade no Ensino Primário – Um Estudo em Escolas Inclusivas da Cidade de Nampula, tem como objectivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência  tendo em conta o acesso e equidade no ensino primário. Usou-se a abordagem qualitativa, tipo de estudo descritivo. A técnica foi entrevista semi-estruturada.  Dados constatados mostram que as escolas não estão preparadas para acolher alunos com deficiência e ou com necessidades educativas especiais e que os professores não têm formação sobre a nova abordagem da educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação inclusiva, Necessidades Educativas Especiais, Acesso, Equidade.