Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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Consumo midiático e a valorização das culturas e identidade
Jane Alexandre Mutsuque

Última alteração: 2021-07-17

Resumo


A reflexão que fazemos neste artigo aborda sobre as mídias e seu papel na promoção de valores e identidades locais. Esta reflexão de base teórica, estuda a relação entre os meios de comunicação de massa e a construção da identidade a partir das relações sociais e culturais. O indivíduo, na sua relação com o mundo, constrói valores a partir do seu ambiente envolvente, onde o papel da mídia é determinante na forma de ver o mundo e interagir com o mundo. Apresentamos contextualização e teorias entremeadas que ilustram nossas posições relacionadas à cultura e a sociedade moçambicana. Com o estudo, esperamos construir uma janela onde a mídia exerce seu papel valorizador das culturas locais e, sobretudo, confere poder de discernir o bem do mal, os valores e as ideologias que estão por trás das textualidades midiáticas. Espera-se igualmente que esta reflexão contribua para o desenvolvimento de uma perspectiva comunicacional que se adéque aos mais variados ambientes culturais. Nossa conclusão é que precisamos desenvolver uma teoria crítica que atende os “devaneios” de dominação existentes das mídias, resistindo a possibilidade de transformação social sem valorização das identidades.

 

Palavra-passe: Mídia, Identidades, Culturas, Globalização.