Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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O BRINCAR DAS CRIANÇAS DA CIDADE DE MAPUTO EM TRÊS GERAÇÕES
Carlota Marlen Mondlane Tembe

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


Opresente artigo tem o objectivodeidentificar o brincardas criançasem três gerações,analisandoas diferenças e semelhanças nos jogos, brinquedose brincadeirasbem comosuasmudançase/ouropturas ouaindacontinuidadesem três gerações de quatro famíliasda Cidade de Maputo.Buscámos identificarpor acessibilidadefamíliasem quepelo menos uma das gerações tenha tido a sua infância entre os5 a 12 anos de idade durante o período coloniale as restantes após a independência, para permitir a captação dasmudanças etransformaçõesnoseubrincar. Sendo o grupo alvo constituído pelageraçãodas avós,filhas e netas, combinámos no método qualitativoa técnica de recolha de dadosbaseadoemhistóriasde vida para apreendera infância das avós edasfilhas e a observaçãoparticipante para as crianças que estãotendo a sua infância hoje.As questões ligadas a infância bem como aos estudos da infância em Moçambique são relativamente recentes e a informação sobre este grupo socialnãoaprofundao conhecimento sobre o brincar das crianças moçambicanas desde o período colonial a actualidade. Nesta pesquisa constatámos quepelo facto decadauma dasgeraçõesestarinserida num contexto políticoe sócio-económicopróprio,estesfactoresacabaminfluenciandosobremaneira no brincardas crianças.Os mesmoscontextosgeram transformações queacabamditandoa manutenção, a readaptação, o desaparecimento e até mesmo o surgimento de novas dinâmicas no processo do brincardas crianças.O que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos das crianças são hoje, em parte,não só resultam do legado deixado ao longo das geraçõesanteriorese das culturas produzidas pelas próprias criançasmas também do contexto actual caracterizado e influenciado pela globalização e pelos desafios do dia-a-dia, que acabam afectando de alguma formaas características originais dos jogos e brincadeiras, transformando-os ou substituindo-os completamente.Palavras-chave: Brincar,crianças,gerações.