Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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CONCEPÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE DEMONSTRAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA HIDROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Juvenildo Alfredo Bernardo

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


Este trabalho de pesquisa insere-se numa investigação sobre estratégias eficazes para o processo de ensino e aprendizagem da Física, tendo como objectivo principal a concepção de um conjunto de experiências demonstrativas que abrangem os tópicos abordados em hidrostática e feitas a base de material de fácil acesso para o ensino e aprendizagem destes, na 9ª classe. Para que este objectivo fosse alcançado, foram seleccionadas, montadas e testadas cinco experiências demonstrativas a saber: densidade dos líquidos, pressão atmosférica, princípio de Stevin, princípio de Pascal e princípio de Arquimedes, para cada experiencia foi elaborado um guião para a sua execução e por fim foi elaborada uma sequência didáctica que tem como base a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e que visa auxiliar os professores no processo de transmissão dos conteúdos desta unidade.

Palavras-chave: hidrostática, experiências demonstrativas, aprendizagem significativa, sequência didáctica.