Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS DE LAGO (NIASSA), MACUPULANE (GAZA) E MUTAMBA (INHAMBANE) E AVALIAÇÃO DA BIOSSEGURANÇA DOS PRODUTOS CERÂMICOS OBTIDOS
Pascoal Jose Cossa, Arão Manhique, Carvalho Madivate

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


As propriedades das argilas estão intimamente ligadas à sua composição. A sociedade moderna usa argilas em quantidades cada vez maiores, tornando essa categoria de minerais industriais para o futuro. Para além das aplicações tradicionais as argilas são aplicadas em papel, tinta, plásticos, cerâmica, fluidos de perfuração, ligantes de fundição, catalisadores, agricultura, materiais de construção, ninhos de animais domésticos, solventes para derramamentos de óleo e água e muitos outros. Novas áreas estão a ser desenvolvidas para a utilização de argilas.

A adequação de diferentes argilas em diferentes aplicações é fortemente dependente de sua composição mineralógica e química (elementar), propriedades físicas, estrutura, comportamento plástico e térmico. O país conta com várias ocorrências de materiais argilosos que são usados quase que exclusivamente para a produção de tijolos e de utensílios domésticos (panelas, alguidares, potes, entre outros). A utilização na produção de utensílios de cozinha pressupõe um controlo da sua composição química, para limitar a contaminação química por via alimentar. Nesse sentido, há necessidade de avaliar o potencial tecnológico das três argilas nacionais, a argila do Lago (Niassa), de Macupulane (Manjacaze-Gaza) e de Mutamba (Inhambane) e avaliar a biossegurança dos produtos cerâmicos obtidos a partir destas argilas, determinar a composição mineralógica e química destas argilas, a sua avaliação tecnológica e a sua biossegurança nos produtos obtidos na base destas argilas.

Actualmente no trabalho já se fez a medição do pH, a determinação da composição mineralógica (DRX) e a química (FRX) das três argilas, faltando a produção dos provetos, caracterização tecnológicas. E por fim será realizada a avaliação da biossegurança dos produtos obtidos.

 

Palavra-chave: Argilas, Avaliação tecnológicas, Biossegurança