Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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Actividades experimentais no ensino de Física: Um olhar para escolas sem laboratório didáctico
LUCAS Mário PAULO

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


O trabalho experimental tem uma reconhecida importância na aprendizagem das ciências, largamente aceite entre a comunidade científica e pelos professores como metodologia de ensino, com resultados comprovados em muitas investigações, (DOLIN,2003).  Mas nem sempre o uso de experiências na aprendizagem das ciências é observado, a falta de laboratório, material e espaço nas escolas são alguns dos factores que levam alguns professores a não incluir nos seus planos, as aulas experimentais, contribuindo assim o aumento da fraca qualidade na formação dos alunos. Ciente destes problemas, neste artigo propôs-se um kit de experiências para aprendizagem dos tópicos de Electrícidade, elaborado com material de fácil acesso e do quotidiano do aluno, com objectivo de mostrar aos professores uma metodologia de realizar experiências sem laboratórios e equipamentos sofisticados na escola. Na sua elaboração, obedeceu duas fases. A primeira fase: fez-se um levantamento das experiências recomendadas no programa de Física da 10ª classe, na unidade I Corrente eléctrica e, por conseguinte, a colecção dos materiais necessários para a elaboração do kit, e a segunda e última fase foi de aplicação na sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida no 2º trimestre de 2018 na Escola Secundaria da Ponta-Gea, Cidade da Beira. E foi sustentada na revisão bibliografia e nos trabalhos de campo. Os resultados obtidos foram satisfatórios porque mostrou-se uma participação activa nos alunos e professores envolvidos durante a pesquisa. Para os alunos, importa referir que durante a manipulação dos instrumentos notou-se maior interacção, curiosidade e afirmaram que o ensino de Física seria fácil se a teoria fosse complementada com a prática. Aos professores, louvaram a iniciativa e destacaram as vantagens de kit como a portabilidade e por ser elaborado pensando em situações em que não há energia eléctrica e a desvantagem destacada é o facto de envolver tópicos de uma unidade temática.

 

Palavra-chave: Experimentação, Kit, material alternativo