Última alteração: 2021-08-04
Resumo
O mundo tem estado a instigar que nos sistemas de ensino superior sejam adoptadas estratégias de autodesenvolvimento em prol da excelência. Sabe-se, pois, que a excelência do ensino superior constitui um largo avanço das nações no processo de construção social. À vista disso, pressupomos que a cultura de gestão estratégica e deliberada da qualidade é a melhor forma de engajamento pela excelência no ensino superior. O presente artigo tem como objectivo apurar o nível de gestão da qualidade, em prol da excelência, no ensino superior em Moçambique. Esta é uma pesquisa qualitativa e teve como campos três universidades moçambicanas que por sinal têm sido classificadas ao nível de África. O estudo teve como técnicas de recolha de dados a inquirição por entrevista e a análise documental. Com o apuramento feito concluímos que a prática de gestão da qualidade, para o alcance da excelência, ainda não é explicitamente cultural no ensino superior em Moçambique.
Palavras-chave: Ensino Superior, Excelência, Qualidade, Gestão.