Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

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MÉTODOS E RECURSOS DIDÁCTICOS USADOS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DO PORTUGUÊS EM MOÇAMBIQUE: CASO DOS PROFESSORES DO I CICLO DO ENSINO BÁSICO, PROVÍNCIA DE NIASSA
Óscar Rosário Jorge Daniel, Maria Isabel Pires Pereira

Última alteração: 2021-08-04

Resumo


O presente resumo apresenta resultados preliminares de um estudo em curso sobre a aprendizagem da leitura e da escrita do Português em Moçambique, com objectivo de compreender as reais dificuldades que apoquentam os alunos das classes iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita, com vista a identificar estratégias metodológicas para o desenvolvimento da consciência fonológica e metafonológica nas classes iniciais, e, assim, a contribuirmos para a definição de melhores formas de ensino da língua. Autores como Fernandes (2016), Cuicui (2012), Sim-Sim (2001), entre outros, afirmam que o docente deve ter uma noção e conhecimento concreto dos métodos e recursos didácticos a usar no processo de iniciação à leitura e à escrita e das respectivas estratégias indicadas para cada um deles. Para a concretização dos objectivos acima, partimos com a seguinte questão: Que actividades são desenvolvidas pelos professores das classes iniciais nas aulas de leitura e escrita de modo a estimular a consciência fonológica e metafonológica dos seus alunos que têm o Português como Língua não Materna? Deste modo, foi submetido um questionário aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ͣ e 2ͣ classe) das escolas da Cidade de Lichinga e Distrito do Lago, província de Niassa, a fim de fornecer dados sobre as experiências e metodologias usadas em aulas de leitura e escrita da disciplina de língua portuguesa. Os resultados indicam que os inquiridos possuem uma experiência satisfatória na carreira docente, usam com frequência o método analítico-sintético e assente no livro do aluno como o recurso didáctico.

Palavras-chave: Método; Recurso Didáctico; Língua Portuguesa; Aprendizagem; Leitura e Escrita.