Conferências UEM, XI CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2020: Investigação, Extensão e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho da fonte: 
MUDANÇAS NOS PADRÕES TRADICIONAIS DE EXPLORAÇÃO DA TERRA E DO TRABALHO NA AÇUCAREIRA DE XINAVANE
Joana Manuel Matusse Joaquim

Última alteração: 2021-07-16

Resumo


Em países em vias de desenvolvimento, como é o caso de Moçambique, a penetração do capital no meio rural é evidente nas suas variadas formas e, em determinadas circunstâncias, em articulação com o agronegócio corporativo com abrangência internacional. As distintas formas de actuação do capital geram efeitos positivos e negativos na agricultura, em particular, e no meio rural, em geral. O estudo analisa as formas de actuação do capital em meio rural, com a integração dos Pequenos Produtores de Mercadorias na Açucareira de Xinavane, a partir da subcontratação destes para a produção de cana-de-açúcar com vista à produção de açúcar.

O estudo emprega uma abordagem metodológica qualitativa baseada na análise documental dos contratos de subcontratação e na análise das entrevistas dos Pequenos Produtores de Mercadorias sobre o processo de integração na Açucareira de Xinavane.

Os resultados mostram que a subcontratação dos Pequenos Produtores de Mercadorias pela Açucareira de Xinavane ocorre através de esquemas multi-partes, com a modernização das explorações agrícolas e a secundarização da produção familiar de subsistência. Elementos essenciais da produção familiar – terra, gestão da produção e trabalho – são transformados em mercadoria.

A integração dos Pequenos Produtores de Mercadorias a partir da subcontratação na Açucareira de Xinavane ocorre com transformações estruturais nas explorações agrícolas, sem ou com poucas possibilidades de acumulação para os Pequenos Produtores de Mercadorias como produtores capitalizados.

Palavras-chave: Agronegócio, Subcontratação, Pequenos Produtores de Mercadorias, Açucareira de Xinavane, Moçambique.