Última alteração: 2021-08-03
Resumo
O potencial dos livros electrónicos (ebooks) tem sido amplamente discutido, principalmente devido ao seu papel em ajudar o utilizador a transformar a leitura passiva em aprendizagem interactiva e dinâmica, ao mesmo tempo que promove uma melhor retenção e apropriação de matérias. Partindo desta premissa, o presente estudo segue uma abordagem exploratória e qualitativa, discutindo como a utilização do livro electrónico pode melhorar a aprendizagem, aumentar a motivação e o dinamismo na educação a distância. Para tal, aplicou-se a revisão bibliográfica e o questionário como instrumento de recolha de dados. A amostra de estudo foi constituída por estudantes que frequentam os cursos à distância ministrados pelo Instituto Superior de Ciências de Educação a Distância - ISCED. A literatura científica estudada, e os resultados da pesquisa de campo, mostram a praticidade da utilização do ebook como recurso de aprendizagem e a idealização e apresentação de uma proposta de plano para inserir este recurso na plataforma de ensino, denotando, no entanto, a necessidade de um maior estudo sobre a formação de professores que possam liderar a aplicação e criação do ebook que responda às necessidades específicas do ensino.
Palavras-chaves: Ensino a Distância; Aprendizagem; Ebook.